quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conheça Melhor os Capitães das Equipas da Taça Nacional: Tiago Costa

1) IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: Tiago Miguel Santos Costa
Data de Nascimento: 1995/06/06
Profissão: Estudante
O futsal foi a tua 1ª modalidade federada? Não, iniciei-me enquanto desportista federado em futebol.
Ano de início de prática federada de futsal: 2002
Clubes que representaste no futsal: Casa do Benfica das Caldas da Rainha
Títulos Conquistados: 2 torneios distritais de escolas, taça distrital em infantis, campeão distrital em juvenis.
Posto específico: Ala esquerdo

2) ENTREVISTA

Como é que começaste a praticar futsal ?
Comecei através do meu primo que na altura praticava futsal na Casa do Benfica e que me aconselhou a ingressar nesta modalidade, mais concretamente nesta instituição.

No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante? E qual foi o apoio que mais falta sentiste ?
Considero que todos os apoios que tive, e que felizmente ainda tenho, foram deveras importantes nesse mesmo início, que prevalecem no presente.

O que é que motivou para a prática desportiva ?
O gosto e a paixão pelo futebol e, neste caso mais concreto o futsal, que ao longo dos tempos foi aumentando com a idade.

Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objetivos pessoais e/ou coletivos ?
Falando inicialmente no coletivo, porque é aquilo que me faz levar ao aumento das minhas capacidades, penso que é necessário (neste caso, o nosso objetivo delineado para esta época passava por vencer o campeonato distrital, e a taça nacional viria como “prémio” pelo trabalho realizado) o grupo de trabalho ser uniforme, ou seja, toda a equipa estar focada no mesmo objetivo, assim como uma entrega total em todos os jogos, tentando chegar á regularidade a nível de resultados e exibições, sendo que a humildade tem de imperar, isto é, descartar aquilo que foi feito, e tentar superar o realizado anteriormente. A nível pessoal, o objetivo era o mesmo que a nível coletivo obviamente, e tentar com isso evoluir como jogador de futsal.
O que significou para ti o título distrital deste ano ?
A nível pessoal significou bastante, onde á alguns anos para cá, das finais que disputei saí quase sempre vencido, o que já levava um bom jejum de vitórias principalmente a nível de campeonato distrital, o que me fez ter uma enorme vontade de vencer este ano.

Quais são as expectativas para a Taça Nacional ?
O objetivo está cumprido, mas não pudemos ficar a pensar no que conquistámos, porque há mais jogos agora de grau ainda mais acrescido e que queremos desfrutar ao máximo desta virtude que é estar entre as melhores equipas do país, e por isso vamos pensar jogo a jogo e ver como nos saímos nesta nossa primeira aventura como equipa na taça nacional.

Qual é a tua opinião em relação aos quadros competitivos do futsal masculino ?
A nível distrital, penso que houve um melhoramento ao nível da forma como se apura o campeão, não apenas através de uma final, mas sim um formato onde impera a regularidade, através de sucessivos jogos entre os melhores do distrito.

Para ti ser jogador de futsal é… um dos maiores prazeres senão o maior que tenho na minha vida.

Deixa uma mensagem para os rapazes que jogam: Não só para rapazes mas a todas as pessoas que praticam esta modalidade, que incentivem e divulguem da melhor forma o futsal, com o objetivo de ser a modalidade em Portugal, atrás do futebol, com mais participantes.

3) EU…

Gosto de… desporto no seu todo, estar com amigos, ir ao cinema, humor, disfrutar da vida
Não Gosto de... violência em qualquer modalidade ou de formas que distorçam a lealdade no desporto, e de perder seja no que for.
Sou… principalmente aquilo que vejo; determinado e com vontade de aprender.
Gostei mais de jogar na... Casa do Benfica, a única em que alinhei mas a única que certamente me daria e dá todo o carinho.
O momento mais importante que vivi no futsal foi… Foram vários, mas a salientar um ano em que não vencemos o campeonato em infantis (apenas perdemos na final), mas que na nossa série batemos todos os recordes de golos marcados (cerca de 320), e também este título mais recente, que foi uma consolidação de todo o trabalho desenvolvido.
Gostaria muito de ter… sucesso nesta modalidade, mas não é algo que seja imperativo na minha vida acontecer, devido ao facto de ser muito difícil vingar, mas continuarei a dar o máximo das minhas capacidades, e o que vier será sempre com muito agrado.



O Notícias do Futsal quer agradecer ao Tiago Costa pela disponibilidade e colaboração e desejar-lhe muita boa sorte para a Taça Nacional.

Sem comentários: